Preencha os campos abaixo e nossos corretores entrarão em contato com você!

Enviado com sucesso!

Verifique os campos marcados e tente novamente.

Ocorreu um erro!

Fale com nossa equipe de vendas!

Verifique os campos marcados e tente novamente.

Ocorreu um erro!

Menu
26/02/2014

Veja o que levar em conta ao comprar o ar-condicionado

Instalar um ar-condicionado não é tão simples quanto parece. Antes de comprar um, é preciso verificar se a rede elétrica do prédio ou da casa suporta o equipamento, que pode sobrecarregar o sistema de energia.

Além disso, deve-se considerar que, quando a residência não foi projetada para receber o ar-condicionado, reformas (nem sempre simples) são necessárias. A exceção fica para os portáteis.

Tipos de equipamentos

Os splits, normalmente instalados no alto dos ambientes, atraem por serem mais silenciosos e consumirem menos energia elétrica do que os de janela (em formato de caixote) e os portáteis de mesma capacidade.

Já os aparelhos de ar condicionado portáteis são menores, não exigirem reforma do imóvel e podem ser levados de um cômodo a outro. No entanto, são mais barulhentos.

É preciso que fiquem próximos a uma janela para, com auxílio de uma mangueira acoplada, ser feita a troca do ar quente pelo frio. A sua potência, porém, é indicada para espaços pequenos, de cerca de 15 metros quadrados.

O aparelho de janela, que tem uma parte dentro e a maior parte fora do imóvel, perdeu espaço. “Está em extinção, mas algumas pessoas continuam replicando porque elas já têm um local para instalá-lo”, diz o arquiteto Gustavo Calazans.

Escoamento da água

Para evitar problemas, como água escorrendo pela parede, Calazans afirma que é preciso fazer a ligação com o ponto de dreno a uma saída de água, para o escoamento adequado.

Em casas amplas, de padrão elevado, é recomendada a instalação um de ar-condicionado “dutado”.

Nesse caso, um aparelho fica escondido sobre um forro rebaixado e, por meio de dutos, o ar sai em vários cômodos. Uma vantagem, segundo o arquiteto José Ricardo Basiches, é que somente grelhas ficam visíveis, não os aparelhos.

Fonte: Folha Imóveis