Preencha os campos abaixo e nossos corretores entrarão em contato com você!

Enviado com sucesso!

Verifique os campos marcados e tente novamente.

Ocorreu um erro!

Fale com nossa equipe de vendas!

Verifique os campos marcados e tente novamente.

Ocorreu um erro!

Menu
04/11/2013

Natureza e saúde juntas na trilha do Parque do Cocó

Nem só de praia vivem os fins de semana em Fortaleza. Quem deseja variar um pouco a programação, tem uma alternativa saudável e divertida na cidade: a trilha do Parque Ecológico do Cocó.

O parque, que abrange uma área em torno de 1,3 mil hectares, permite também a prática de outras atividades e a trilha é a preferida dos visitantes. Guiada por monitores da Semace, a caminhada dura em média 1h30min e percorre uma extensão de 1.360 metros.

A atividade proporciona o contato direto do público com as belezas naturais do Parque, privilegiado pelas diferentes espécies nativas da fauna e flora. Ao longo da trilha, os participantes podem sentir a importância da preservação da biodiversidade local.

A caminhada parte da avenida Sebastião de Abreu até a Amadeu Furtado ou vice-versa, com duas opções de entrada. Recentemente, dois novos acessos foram criados: Trilha do Rio e Trilha da Lagoa, com 240 e 150 metros de extensão, respectivamente. Ali, é possível observar uma vegetação típica de manguezal e uma rica fauna de aves, crustáceos, peixes e outras espécies do mangue, além, é claro, de contemplar o leito do Rio Cocó.

A trilha tem segurança reforçada pela Polícia Militar e Florestal que abrange também as áreas externas. Além do Posto de Observação Policial (instalado numa torre), 30 policiais, distribuídos nos três turnos, cuidam da segurança do Parque.

Parque do Cocó

O Parque Ecológico do Cocó é uma unidade de conservação da vida natural, cujo nome é devido ao rio que forma o bioma de mangue, o rio Cocó.

O primeiro ponto do rio Cocó protegido e aparelhado foi criado em 1977 e declarado de utilidade pública para desapropriação. Em 1983 um decreto municipal deu a denominação de Parque Adhail Barreto e, em setembro de 1989, um decreto estadual número cria o Parque Ecológico do Cocó, expandido em 8 de junho de 1993.