Preencha os campos abaixo e nossos corretores entrarão em contato com você!

Enviado com sucesso!

Verifique os campos marcados e tente novamente.

Ocorreu um erro!

Fale com nossa equipe de vendas!

Verifique os campos marcados e tente novamente.

Ocorreu um erro!

Menu
13/11/2013

Cor no teto pode deixar ambiente mais aconchegante

Se até agora o objetivo era transmitir uma sensação de amplitude nos ambientes da casa, uma nova tendência parece chegar aos quartos e salas dos apartamentos: tornar o clima mais intimista e acolhedor.

É assim que a pintura do teto passa a variar do branco e toma a liberdade de experimentar, com tons mais vivos e quentes. As cores claras trazem a impressão de amplitude em ambientes menores. Naqueles mais amplos e altos, no entanto, cores no teto deixam o cômodo mais aconchegante.

“Eu tenho percebido uma mudança no jeito de as pessoas pensarem os espaços porque essa sensação de amplitude trazida pelo branco está sendo substituída por um desejo de aconchego”, diz o arquiteto Gustavo Calazans, em entrevista para a Folha Imóveis.

Segundo Calazans, é cada vez mais comum ver casas em que as paredes são escuras. “Dentro dessa dinâmica, que é nova e faz sentido, pintar o forro passa a ser possível”, afirma.

O que levar em conta

O primeiro passo na hora de ousar é pensar nas outras cores e elementos que irão compor o espaço para que o resultado não fique carregado. “O ponto de partida é escolher cores que possuam o mesmo grau de luminosidade ou selecionar tons neutros e intensos que possam proporcionar combinações harmônicas”, diz Ana Kreutzer, designer de cores da Suvinil.

Outra possibilidade é optar por diferentes tonalidades, claras e escuras, de uma mesma cor. Para criar um moderno efeito de continuidade, a dica é aplicar o mesmo tom de uma cor no teto e em uma das paredes do espaço. E, mesmo em espaços menores, é possível dar cor ao teto optando por tons frescos e suaves como, por exemplo, azul, rosa e amarelo.

Veja outros exemplos.

Fonte: Folha Imóveis