Preencha os campos abaixo e nossos corretores entrarão em contato com você!

Enviado com sucesso!

Verifique os campos marcados e tente novamente.

Ocorreu um erro!

Fale com nossa equipe de vendas!

Verifique os campos marcados e tente novamente.

Ocorreu um erro!

Menu
20/02/2014

Ceará cresceu 3,9% em 2013, aponta prévia do PIB

Considerado um termômetro para o resultado do Produto Interno Bruto (PIB), o Índice de Atividade Econômica do Banco Central (IBC-Br), divulgado na última semana, estima um crescimento de 3,9% para a economia cearense em 2013, em relação ao que foi anotado em 2012, no indicador dessazonalizado.

A previsão para o Ceará supera a média calculada para o Brasil, de 2,57% , e também a do Nordeste: 3,8%. Na comparação com outros estados nordestinos, a prévia do PIB cearense está atrás da Bahia (4,41%) e à frente de Pernambuco (1,86%).

Nicolino Trompieri, economista do Ipece (Instituto de Pesquisa e Estratégia Econômica do Ceará), afirma que um crescimento do Ceará acima da média nacional já era aguardado, já que os três primeiros semestres de 2013, com resultados oficiais já divulgados pelo IBGE, anotam, de janeiro a setembro, uma expansão de 3,22% no Estado e de 2,3% no País.

Setores

Trompieri diz ainda que, por a economia do Ceará ser composta em 73% pelo setor de serviços, é esperado que o Estado esteja sempre em ritmo de crescimento mais acelerado, como vem ocorrendo nos últimos anos e deve continuar acontecendo em 2014. “Os segmentos de turismo e comércio, que fazem parte dos serviços, estão sempre aquecidos na nossa região, estão sempre avançando, então é normal que o Ceará cresça acima da média nacional”, afirma o economista do Ipece.

Fonte: Diário do Nordeste

Tags: , .