Preencha os campos abaixo e nossos corretores entrarão em contato com você!

Enviado com sucesso!

Verifique os campos marcados e tente novamente.

Ocorreu um erro!

Fale com nossa equipe de vendas!

Verifique os campos marcados e tente novamente.

Ocorreu um erro!

Menu
01/11/2013

As vantagens do planejamento financeiro pessoal

Assim como no trabalho, também é comum traçarmos metas na vida pessoal. Porém, ainda há pessoas que não põem em prática a parte mais importante da rota até a concretização do objetivo: o planejamento.

Exemplo disso, são pessoas que acabam utilizando crédito de forma compulsiva por não acreditarem na própria capacidade de alcançar os seus objetivos de forma organizada e eficiente.

O portal InfoMoney listou cinco vantagens de se elaborar um planejamento financeiro pessoal:

1. Proteje você e sua família de riscos financeiros: o planejamento não impede os riscos aos quais você está exposto (ex. acidente), mas reduz o transtorno financeiros caso eles se tornem realidade.

2. Permite que você saia do vermelho: para quem tem dívidas, sair do vermelho é, sem dúvida, a maior prioridade na definição de metas. Porém, sem planejamento é praticamente impossível sair de uma situação de endividamento para outra em que se possui um patrimônio.

3. Você vai gastar muito durante a vida: uma pessoa que tem um salário de R$ 3 mil, mesmo que não ganhe aumentos, em 30 anos de trabalho consegue acumular R$ 1,08 milhão. O planejamento permite conquistas desse tipo.

4.  Você vai viver muito tempo: para garantir uma aponsentadoria tranquila você precisa ter uma ideia clara do quanto terá que acumular. Mesmo que já tenha feito essa estimativa, pode valer a pena rever seus números.

5. Garante uma aposentadoria tranquila: cada um de nós tem uma visão distinta do que é aposentadoria tranquila. Afinal, nosso padrão de gasto, capacidade de poupança, e, por que não, expectativa de vida é distinta. Sem planejamento não é possível saber exatamente quanto você terá que acumular antes de se aposentar. O que, por sua vez, exige que você estabeleça um planejamento de gastos após a aposentadoria e defina metas de retorno para o dinheiro que irá investir, etc.

Fonte: InfoMoney